Em um ambiente acessível menos é mais
Um local para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser pensado e preparado com cuidado, pois cada detalhe faz total diferença na acessibilidade. Pensar em um ambiente com menos móveis e mais espaço facilita a circulação, além de desenvolver a autoconfiança da pessoa.
Confira algumas dicas para tornar um ambiente mais acessível:
Maçaneta: para pessoas com movimentos limitados, maçanetas em formato de alavancas são mais fáceis de manusear do que as em formato redondo.
Portas: para se locomover com segurança e facilidade, as pessoas com deficiência precisam de espaços mais amplos para passagem, logo, portas mais largas, acima de 90cm, são as melhores opções para permitir uma perfeita circulação, principalmente de andadores e cadeiras de roda.
Iluminação: um ambiente mais iluminado facilita a locomoção e a percepção de objetos pelo caminho, além de permitir a visualização e o manuseio dos equipamentos, como barras de apoio.
Itens de segurança no banheiro: fazer o uso de bancos ou cadeiras de banho contribui para quem tem dificuldades de tomar banho em pé.
Instalar barras de apoio, principalmente na área do banho, promove acessibilidade, segurança e tranquilidade, já que a probabilidade de quedas no banheiro diminui com esses acessórios.
Assentos elevados proporcionam maior conforto e facilitam a utilização do vaso sanitário sem muito esforço físico. São ideais para pessoas com dificuldades para agachar.
Cortinas de banho: pessoas com mobilidade reduzida costumam ter dificuldade para entrar na área de banho por conta do box de vidro ou acrílico. Por isso, a cortina é a melhor solução para ambientes acessíveis, já que permite maior abertura para passagem e não requer trilho, facilitando a entrada para cadeirantes.
Importante:
A linha de acessibilidade da Astra é voltada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida (permanente ou temporária), em pós-operatório, com nanismo, crianças, idosos, gestantes e obesos que buscam conforto, segurança e autonomia. Os produtos são focados em ambientes residenciais. Para ambientes públicos ou privados de uso comum, é preciso que o projeto atenda os requisitos da norma ABNT NBR 9050:2015. Cabe a cada usuário avaliar a sua necessidade para identificar os produtos Astra mais adequados ao seu caso, analisando as especificações técnicas dos itens e buscando orientação profissional, se for preciso.
Confira também como deixar o banheiro mais acessível: