No Dia da Água, 22 de março, confira algumas crenças sobre sustentabilidade relacionada ao recurso
Quando o assunto é água, rapidamente pensamos em economia e, logo em seguida, diversas dúvidas surgem.
Por se tratar de um recurso finito e essencial para vida, a redução do consumo é uma prioridade para ajudar o planeta e garantir o futuro das gerações.
Dentro de casa, as atividades do cotidiano requerem, continuamente, litros de água para atender às necessidades de consumo e higiene.
Dentre elas, as atividades no banheiro podem ser as vilãs quando falamos em economia de água.
Banhos longos, torneiras abertas e descargas contínuas são algumas das maiores formas de desperdiçar água no dia a dia.
Para acabar com mistérios e lhe ajudar a poupar esse recurso de forma segura, listamos alguns mitos e verdades sobre gambiarras e crenças que envolvem a economia de água no banheiro, confira:Open in WP Editor
Usar o vaso sanitário como lixeira não afeta na economia de água
MITO! Jogar papel higiênico, algodão, absorvente e até mesmo cabelo são hábitos que podem levar ao entupimento do vaso sanitário.
Esse hábito pode provocar mais gastos de água do que imaginamos.
Lembre-se de jogar seu lixo na lixeira.
Jogar talco no vaso sanitário ajuda a identificar vazamentos de água
VERDADE! Coloque um pouco do produto dentro do vaso sanitário (não dentro da caixa acoplada) e espere. Se desaparecer é sinal de problema, vish.
Provavelmente há um vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Isso pode comprometer a economia de água no banheiro.
Outro teste é encher um balde com água e despejá-la no vaso sanitário. Isso fará com que a água fique em um nível bem baixo. Aguarde 20 minutos e, sem acionar a descarga, veja se o volume de água aumentou. Caso isso ocorra, há vazamento.
Colocar uma garrafa na caixa acoplada ajuda na economia de água
VERDADE! Uma garrafa PET com água e um pouco de cascalho dentro da caixa acoplada ocupará um espaço que seria da água e fará com que o volume de água necessário para encher a caixa diminua, sem alterar a pressão.
Porém, essa gambiarra pode falhar e gastar desnecessariamente ainda mais água.
Soluções caseiras podem até parecer à opção mais fácil e econômica, mas hoje, com inúmeras inovações no mercado, é possível poupar ainda mais.
Para isso, conheça a nossa linha completa de mecanismos de descarga para caixa acoplada. Garanta a limpeza completa do vaso sanitário e economia de água.
A descarga é uma das principais formas de economia de água no banheiro.
Fechar a janela do banheiro enquanto toma banho ajuda a economizar água:
VERDADE! Quando você fecha a janela do banheiro no momento do banho é possível manter o ambiente aquecido.
Assim, a água esquenta mais rápido e você diminui o tempo do banho.
Além disso, é possível diminuir a temperatura da água e, consequentemente, economizar energia (já que 90% da energia no território brasileiro provém de hidrelétricas). Mas não se esqueça de abri-la novamente ao final do banho, para garantir a ventilação do cômodo.
Fazer xixi no banho economiza água:
MITO! A economia de água ao fazer xixi durante o banho pode até existir, mas é pequena, e pode gerar mais gasto de água, já que será necessário fazer mais lavagens na área do banho para evitar o mau cheiro da urina.
A Astra possui uma linha completa de esquadrias de alumínio, as peças dispensam pintura e possuem alta resistência à oxidação
Gostou do conteúdo? Confira também nosso texto sobre como economizar água em casa.