Tempo de Leitura: 5 minutos

Seja em uma sala, banheiro, cozinha ou até mesmo em um escritório, as esquadrias se adaptam aos mais diversos projetos

A imagem apresenta uma cozinha com duas janelas de esquadria de alumínio

Em todo projeto, seja uma reforma ou na hora de construir, é preciso pensar nos mecanismos de abertura, as portas e janelas, até porque não existe nenhum projeto que não conte com esses itens, não é mesmo?

As esquadrias são elementos de extrema importância em um ambiente, afinal a escolha desse material está diretamente ligada ao conforto térmico e acústico do local onde será instalado. 

Neste artigo do Blog Astra apresentaremos quais são os principais tipos de esquadrias, como escolher o melhor modelo e onde usar. Confira.

Tipos de material para esquadrias:

Antes de escolher o modelo de esquadria que será utilizado em seu projeto, é preciso levar em consideração o material do qual essa janela e/ou porta será feito. 

O local onde estarão posicionadas é de extrema relevância quando for escolher o material, porque é preciso considerar se as esquadrias estarão expostas a chuva, vento, sol, humidade, etc. 

Fora esses pontos mais práticos, também é preciso definir qual o efeito decorativo que as portas e/ou janelas terão no seu ambiente.

Esquadria de Alumínio:

A imagem apresenta um escritório com uma janela em esquadria de alumínio, uma bancada de trabalho e uma prateleira.
As janelas em esquadrias de alumínio são versáteis para qualquer ambiente.

O modelo mais utilizado no mercado, a esquadria de alumínio, é a solução ideal para ambientes onde estão expostos à chuva, sol, ventos, além de serem ótimas alternativas para cozinhas e banheiros, cômodos onde as janelas e portas precisam ser resistentes à água. 

Com relação a decoração, a esquadria de alumínio proporciona um ar mais sofisticado para qualquer ambiente, além de possuir diferentes acabamentos e cores, podendo ser confeccionadas sob medida para as necessidades do seu projeto. 

Com modelos sob medida, a Astra produz esquadrias de alumínio adequadas para a necessidade do seu projeto, com variedade de cores, tamanhos e design, para atender as exigências da sua obra com qualidade, segurança e excelência Astra.

Esquadria de PVC:

Com excelente isolamento térmico e acústico, as esquadrias de PVC são leves e de baixa manutenção. Esse é um modelo que evita a passagem de ruídos externos no ambiente, além de economizar com os gastos de sistemas de aquecimento e resfriamento, porque impede a troca de calor entre os ambientes. 

Entretanto, esse é um modelo pouco personalizável, a maioria das esquadrias de PVC do mercado são da cor branca e os modelos sob medida tendem a ter um custo mais elevado.

Esquadria de madeira:

Imagem de um quarto com uma cama de casal, onde as janelas são de madeira
As esquadrias de madeira aplicadas em um projeto rodeado de verde traz mais aconchego a qualquer espaço.
(Foto: reprodução | Pinterest – dezeen)

Janelas e portas de madeira são clássicas e deixam qualquer ambiente mais aconchegante e com um toque rústico, entretanto não é uma opção tão barata quando comparado a outros modelos do mercado. 

Ao optar por esse tipo de esquadria em seu projeto, é preciso levar em consideração se a madeira é tratada ou não, porque esse é um material que se deteriora quando exposto a intempéries e que precisa de tratamentos contra pragas, como cupim. 

A Astra possui modelos de esquadria de alumínio que imitam madeira, ou seja, em um só produto você une a durabilidade e a resistência do alumínio, com o aconchego que a madeira proporciona. 

Esquadria de ferro:

Resistentes e com elevada proteção, as esquadrias de ferro são bastante elegantes, já que possuem perfis finos, duráveis e bastante resistentes ao impacto do vento. 

Porém, esse modelo não é recomendado para lugares onde ocorrem muitas mudanças climáticas, como é o caso do litoral, porque essas alterações podem fazer com que o material enferruje.

Onde e como usar esquadrias:

Esquadrias para salas de estar:

Nesse caso são indicadas portas e janelas de correr, esses modelos proporcionam mais amplitude aos espaços, além de melhorar a iluminação natural e também fazem a interligação entre os ambientes.

Se a sala de estar do seu projeto for o cômodo que dá acesso à casa, os modelos de portas pivotantes são bastante indicadas, porque além da segurança, esse modelo agrega valor ao ambiente. 

A imagem apresenta uma sala de estar conceito aberto junto com a cozinha e a porta de entrada e as janelas são de esquadria de alumínio.
As esquadrias de alumínio podem ser usadas tanto em janelas quanto em portas de entrada.

Esquadrias para quartos:

Os melhores tipos de esquadria para esse ambiente, são: pivotante e veneziana, podendo ser duas folhas, duas folhas com veneziana, de correr ou apenas de vidro. A escolha do melhor modelo vai depender da usabilidade do cômodo e da incidência de luz solar.

No caso de ambientes pequenos, as portas sanfonadas são uma ótima opção, porque fazem a delimitação do ambiente sem ocupar muito espaço quanto o modelo de abertura tradicional.

Esquadrias para cozinha e área de serviço:

Como esses são locais que sofrem bastante com a alteração da temperatura e com a umidade, as esquadrias para cozinha e da área de serviço precisam ser resistentes a umidade e a altas temperaturas.

As esquadrias de alumínio Astra, tanto para portas, quanto para janelas, funcionam super bem. 

Entre os melhores modelos de esquadrias, estão: de correr, vitrô pivotante, de abrir, guilhotina e basculante.

Esquadrias para banheiro:

Assim como no caso da cozinha e da área de serviço, a esquadria escolhida precisa ser resistente à umidade e ao vapor d’água. Nesse caso, prefira as esquadrias de alumínio ou PVC e os melhores modelos são: basculante e de tombar.

A imagem apresenta uma janela em esquadria de alumínio dentro de um box de banheiro.
A janela em esquadria de alumínio combinada com vidro que preserva a privacidade é a solução ideal para banheiros.

Como escolher esquadrias:

Ao escolher a esquadria do seu projeto é preciso levar em consideração alguns fatores para não errar na hora da instalação e do uso. Separamos 4 dicas para ajudar você nesse processo:

  1. Instalação: no momento da escolha é preciso se atentar bem ao local de instalação, dessa forma é possível ver quais modelos se adequam melhor. Além disso, é preciso analisar o design para entender qual esquadria fica mais harmônica com a decoração e também com a exposição. 
  1. Resistência: se for uma instalação em áreas externas, os modelos de alumínio e PVC são mais resistentes a intempéries quando comparado aos modelos de madeira. O vidro também agrega bastante elegância a qualquer projeto, mas é preciso ter atenção para ambientes que possam ocasionar impactos mais frequentes.
  1. Custo-benefício: além de levar em consideração todos os itens citados acima, é preciso pensar no custo-benefício. Escolher o material adequado e o modelo de esquadria são fatores primordiais para o bom sucesso da instalação e, consequentemente, do projeto. 
  2. Consulta a profissionais especializados: contar com ajuda profissional na hora da escolha e, principalmente, na instalação das esquadrias faz muita diferença para uma boa execução do projeto. 

Manutenção e conservação das esquadrias 

Para limpar, no caso dos modelos de alumínio e PVC, basta um pano macio ou uma esponja com água e sabão neutro ou detergente, depois é só passar um pano limpo e seco. No caso dos modelos em madeira é recomendado selar e passar o verniz constantemente.

Está começando um projeto? Entenda a diferença entre um lavabo e um banheiro e escolha o melhor modelo de esquadria para sua necessidade. Para conferir essas e outras dicas para a sua obra, fique por dentro do Blog da Astra.