O Brasil possui mais de 26 milhões de idosos (segundo dados da Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – de 2013) e 30% deles caem pelo menos uma vez por ano.
As causas são as mais diversas, indo da organização dos ambientes até a saúde debilitada, falta de equilíbrio e força, muito comuns em idades mais avançadas.
Diante disso, é muito importante tomar todas as medidas possíveis para minimizar os riscos de queda e organizar melhor os espaços, de forma segura.
Analisando as quedas, estatísticas indicam que 70% delas acontecem dentro de casa e a maior parte no banheiro. Diante disso, algumas medidas podem ser tomadas:
– evite tapetes soltos nos quais seja possível tropeçar;
– deixe espaço livre para que a pessoa transite sem perigo ou obstáculos;
– adeque a altura dos utensílios de uso diário para que não seja necessário subir em apoios ou utilizar escadas;
Além disso, existem ambientes que podem ficar mais seguros e confortáveis para os idosos com a instalação de acessórios de acessibilidade.
Rampas, escadas e degraus ficam muito mais seguros com barras de apoio.
O vaso sanitário mais alto facilita na hora de sentar e levantar, dando conforto e poupando esforço. Para facilitar o uso do vaso, a instalação de barras de apoio laterais ou paralelas também é fundamental, elas dão sustentação.
Trocando o box de vidro por cortinas evitam-se tropeços e quedas, eliminando o risco que o vidro poderia representar.
Tapetes emborrachados criam atrito entre os pés e o chão molhado escorregadio do chuveiro.
Barras de apoio na área do banho garantem mais sustentação e segurança.
O assento retrátil dá conforto ao usuário, permitindo que ele se banhe sem pressa e consiga lavar-se confortavelmente, reduzindo o risco de queda.
Confira neste link outras dicas para evitar quedas e dar mais segurança aos idosos.