Confira dicas de como solucionar esse problema você mesmo, de maneira prática e com ótimo custo-benefício
Problemas com encanamentos são situações frequentes no dia a dia dos lares, não é mesmo?! Além do transtorno em si, também pode ocorrer do mau cheiro se espalhar.
Esses ocorridos nem sempre são atrelados a problemas estruturais, mas muitas vezes a maus hábitos na rotina. Por isso, é possível que você mesmo resolva simples problemas seguindo algumas dicas!
A seguir, você confere alguns métodos para desentupir encanamentos de forma simples, evitando que esses problemas ocorram em sua residência.
Mas lembre-se, as soluções são válidas apenas para pequenas eventualidades, para situações específicas é importante ter o auxílio de um profissional!
Como faço para evitar entupimentos?
Antes de conferir as dicas sobre como desentupir encanamentos de forma simples, que tal tentar evitá-lo?
Uma coisa é fato, em algum momento esse problema vai ocorrer em sua residência, porém é possível tomar algumas atitudes que tornem esse inconveniente menos frequente.
Um dos grandes causadores do entupimento é o acúmulo de comida, por isso, evite jogar restos de alimentos na pia, ralos e, menos ainda, no vaso sanitário.
Uma dica prática é utilizar lixeiras de pia, onde é possível fazer o descarte das sobras com mais facilidade.
No banheiro, fique atento! Os cabelos também são um dos grandes causadores de problemas hidráulicos. Embora seja difícil evitar que caiam no encanamento, é recomendado fazer uma limpeza periódica no local, para que o acúmulo não acelere o problema.
Nesses dois casos, tanto na cozinha como no banheiro, uma sugestão é utilizar um ralo de pia (popularmente chamados de ralinhos japonês) para evitar que resíduos desçam para o encanamento.
Outro ponto de atenção é o descarte de gordura e óleo no ralo. Além de causar a formação de placas de gordura pelo encanamento, que obstruem a passagem de água, também é prejudicial para o meio ambiente.
A dica aqui é procurar pessoas ou instituições que façam a coleta correta do material. Muitas entidades (ou até mesmo vizinhos da sua região) podem aproveitar o material usado para fazer sabão caseiro.
Bicarbonato de sódio como solução mágica
Muitas pessoas já consideram o bicarbonato de sódio como um grande aliado na faxina. Na hora de desentupir um encanamento, principalmente o da pia de cozinha, essa substância pode ser uma ótima solução momentânea.
Aliado a algumas substâncias, ele produz uma efervescência capaz de destruir boa parte da camada de gordura que pode estar obstruindo a passagem.
Existem diversas misturas que podem ser feitas, uma delas é o uso do vinagre. Jogue duas colheres de bicarbonato de sódio no cano obstruído, e logo depois despeje o vinagre.
Quando a mistura começar a efervescer, cubra a tubulação com um pano e deixe agir por cerca de 25 minutos. Para potencializar a limpeza, despeje um pouco de água quente para finalizar o processo e remover todos os resíduos.
Utilize água quente para prevenção
Uma grande aliada na prevenção de entupimentos é o uso de água quente com detergente, para a finalização da limpeza da pia.
Isso ajudará a dissolver a gordura e o sabão acumulados durante a lavagem da louça, por exemplo. São cuidados diários que ajudam a evitar problemas maiores!
Mas é importante se atentar para que ela não esteja muito quente, hein. Caso utilize água fervendo, isso poderá gerar danos permanentes ao seu encanamento e até mesmo ao sifão.
Verifique sempre as recomendações indicadas pela fabricante, no caso da Astra, os sifões da marca suportam água quente até 90º C.
E lembre-se, segurança em primeiro lugar! Manuseie com cuidado e use luvas ao mexer com a água quente, para evitar acidentes.
Aposte no clássico desentupidor manual
Aqui temos a solução clássica: o desentupidor manual. Esta é a primeira opção quando o problema ocorre em vasos sanitários ou ralos.
O aparelho funcionará criando pressão no encanamento junto à água, e a força criada empurrará os dejetos para que ele siga o seu curso normalmente.
Ao usar o objeto, é importante escolher o tamanho e modelo adequado, principalmente para o vaso sanitário. Nesse caso, também sugerimos deixar a ventosa submersa, para facilitar o processo.
Arame desentupidor, outra ótima ferramenta
Outra alternativa disponível no mercado é utilizar “arames desentupidores”. Essas soluções são muito eficazes para desobstruir a passagem em canos, principalmente no caso do ralo da pia do banheiro, onde é muito comum o acúmulo de fios de cabelo.
Existem diferentes opções disponíveis no mercado: alguns modelos possuem uma espécie de “garra” que pode ser acionada para retirar objetos; outros modelos possuem uma espiral para arrancar objetos ou cabelos presos.
Procure a opção com melhor custo-benefício e avalie a solução de acordo com suas necessidades. Caso opte por fazer seu próprio arame desentupidor, no estilo “Do it Yourself – DIY”, também é possível.
A montagem pode ser bem simples, basta pegar um pedaço de arame, fazer um gancho em uma das pontas do arame e colocá-lo dentro do ralo ou da pia.
Tome muito cuidado para que o gancho formado não fure o sifão. Quando for puxar o arame de volta, na hora de retirar a sujeira, faça movimentos leves e tente puxar os resíduos para fora.
Busque ajuda profissional
Com todas essas dicas é possível que você mesmo resolva problemas de entupimento pequenos, porém, em casos mais complexos é imprescindível solicitar ajuda de um profissional.
Além de toda a experiência, eles também possuem equipamentos específicos capazes de resolver o problema sem danificar o encanamento e com muito mais rapidez.
E vale ressaltar, evite o uso de substâncias prejudiciais à saúde e que possam danificar permanentemente o seu encanamento, como a soda cáustica.
Essa substância corrosiva é responsável por diversos acidentes domésticos, e por corroer o encanamento e gerar problemas ainda maiores.
Essas foram algumas dicas para você desentupir encanamentos de forma simples! Acompanhe nosso Blog para mais conteúdos como esse.
Aproveite também para ler mais sobre ferramentas necessárias para pequenos reparos e quais são os produtos necessários para uma boa funcionalidade do sistema hidráulico.