Escolher o melhor ambiente pode deixar seu animal de estimação mais feliz e à vontade
Muitas pessoas têm o sonho de ter um pet, um companheiro fiel em casa; mas será que sua residência possui um espaço adequado para criar esse bichinho?
Antes de tudo, temos que ter em mente que um pet vai mudar completamente a sua rotina. Além de serem lindos e fofos, são amigos que vão te fazer companhia durante todo o dia.
Mas às vezes, escolher o lugar para o seu pet se acomodar pode acabar virando um desafio. Isso acontece porque alguns animais não se adaptam facilmente a qualquer tipo de ambiente.
Assim, antes de você pegar um animal de estimação, verifique primeiro se sua residência é adequada para poder criar seu pet com conforto.
Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre como montar um espaço aconchegante para seu pet.
Escolha o melhor ambiente
A maior preocupação de quem tem vontade de ter um pet é saber “qual é o melhor local onde ele pode ficar?”
Cada residência possui uma estrutura e dimensões diferentes, variando entre uma casa, um apartamento e até mesmo uma chácara ou fazenda.
A melhor opção é colocar seu animal de estimação em um lugar aberto onde ele possa se movimentar e fazer suas necessidades com tranquilidade.
Para cada tipo de ambiente há uma área adequada para comportar o seu amiguinho. Na casa temos o quintal; no apartamento a varanda; e na chácara/fazenda há toda a área externa.
Se sua residência tiver metragens pequenas, seja fechada para evitar que o pet fuja ou cause alguma bagunça dentro de casa, você pode optar por criar um cercadinho na área onde ele fica. Assim, você o manterá seguro e evitará qualquer desordem em sua casa.
Garanta o acessório ideal
Além de escolher o local ideal para seu pet, lembre-se de pensar quais são os acessórios ideais para ele, para favorecer o bem-estar do seu animalzinho.
A dica aqui é procurar o acessório que mais agrade o seu bichinho de acordo com o porte e raça. Essa escolha pode ajudar na hora da adaptação dele na nova casa.
Alguns produtos como comedouros, brinquedos e casinhas são essenciais para uma boa adaptação.
Mantenha o espaço limpo
A higienização do ambiente é muito importante para deixar seu pet bem cuidado, além de manter o espaço cheiroso.
Atente-se para sempre olhar o ambiente onde seu pet estará e verifique se ele não deixou nenhuma sujeira espalhada, evitando bagunça e mal cheiro.Existem produtos que favorecem o cuidado com seu pet, como caixa de areias, tapete sanitários, e pás higiênicas que são essenciais para manter também a limpeza do espaço e do seu pet.
Mantenha seu pet relaxado
Você considera seu pet um pouco agitado demais? Ou você fica preocupado com esse acúmulo de energia que ele tem?
Muitos animais de estimação ficam mais dentro das casas e passam pouco tempo ao ar livre. Isso pode gerar uma agitação fora do comum, principalmente em raças que tendem a ser mais inquietas.
Por isso, criar uma rotina para deixar seu pet relaxado vai ajudar na desenvoltura e na redução dessa energia acumulada.
Leve seu pet para brincar e praticar atividades ao ar livre, como em parques e áreas dedicadas aos animais domésticos, cuide sempre da alimentação, optando por alimentos mais leves e saudáveis.
E para fechar, traga momentos relaxantes para seu bichinho levando ele para pet shop e proporcionando momentos de descanso.
Adotando novos hábitos, você promoverá para seu bichinho momentos de lazer e diversão, tirando ele do ambiente tradicional e evitando qualquer tipo de estresse.
Curta seu pet ao máximo
A partir do momento que você passa a ter um animal de estimação, ele se torna parte da família!
Seu pet fará parte da sua rotina diária a partir do momento em que você acorda até a hora de dormir.
Por este motivo, é preciso ter cuidados especiais com seu bichinho, pois assim como você, ele também terá uma rotina. Ele vai ter a hora de acordar, de brincar, de se alimentar, e também para realizar as necessidades, até a hora de descansar.
Padronizando essa rotina, você consegue conciliar seu dia a dia com o do seu pet, evitando, assim, deixá-lo sem os cuidados necessários.
Curta e aproveite bastante os momentos que você estiver com seu pet, pois ele pode fazer que um dia ruim se torne um dia maravilhoso!
Confira no Blog Astra mais dicas e curiosidades relacionados ao mundo dos animais de estimação: saiba como cuidar de um cachorro com sete dicas para agradá-lo, confira dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no local correto e conheça os tipos de coleiras mais indicadas para cachorros.