A peça é uma solução que traz facilidade e praticidade para o seu banheiro, mas exige cuidados especiais
O piso box é um item único que substitui os tradicionais revestimentos do chão – dentro do espaço destinado ao chuveiro no banheiro, facilitando o escoamento da água.
Ele começou a ser muito utilizado em países europeus, principalmente pelo frio nessas regiões, mas logo, devido a sua praticidade e conforto, ganhou espaço em outros países. Isso inclusive no Brasil, embora ainda não seja tão popular por aqui.
Uma das principais vantagens do piso box está em sua rapidez na aplicação, que ajuda no ótimo andamento da obra no banheiro.
O piso box é uma peça altamente versátil, que pode ser aplicada em diversos tipos de banheiros.
Embora seja mais comum em residências, ele se tornou muito popular em motorhomes e casas containers – moradias que viraram tendência nos últimos anos..
Além desses locais, pousadas e hotéis passaram a optar pelo uso do piso box, sendo especialmente recomendado para minimizar as preocupações e problemas com infiltrações.
Outro local interessante onde seu uso se torna efetivo é junto aos chuveiros de piscina, onde sua capacidade de higienização simplificada se alia à elegância que proporciona ao ambiente.
Como um piso box é desenvolvido?
O piso box pode ser produzido em diversos materiais, porém, o mais comum é o de fibra de vidro. Nos modelos Astra, essa versão é confeccionada em poliéster fosco ou auto brilho, reforçado com fibra de vidro.
Para esse tipo de material, quase não é preciso realizar manutenções, uma vantagem para quem opta por essa solução. Além disso, possui um ótimo custo-benefício, quando comparado a outras opções do mercado.
Outra possibilidade de criação é a partir do acrílico, embora não seja tão comum a fabricação do produto com esse material.
Em geral, essas peças são reforçadas com outros materiais para garantir uma estrutura forte e resistente.
Além da fácil limpeza, o piso box possui material resistente a manchas, o que faz com que a aparência ao longo do tempo esteja sempre impecável.
Fora isso, sua facilidade em relação à limpeza agrada todos os utilizadores, graças ao acabamento livre de porosidades.
Essa característica evita o acúmulo de sujeira, tornando a remoção de manchas e resíduos muito mais simples, sem precisar ficar horas limpando.
Outro diferencial é que esses pisos são fabricados com materiais duráveis e resistentes, permitindo alta durabilidade e mínima necessidade de manutenção.
Como realizar a limpeza?
- Utilizar sabão neutro ou detergente neutro.
- Prefira esponjas macias ou pano/flanela.
- Evite usar esponjas de aço, o lado verde da esponja ou sapólios, pois esses produtos são abrasivos e acabam riscando a superfície, comprometendo o brilho do piso box.
- Evite uso de cloros ou solventes, pois eles podem causar manchas ou danificar a superfície do piso box.
- Para reativar o brilho do piso box, faça um polimento usando massa de polir para que a peça fique com cara de nova.
Cuidados com seu piso box:
É recomendável adiantar o máximo possível a obra antes de instalar o piso box. É importante deixar a instalação da peça para ser uma das últimas, junto ao acabamento.
Isso evitará possíveis danos e riscos na peça, e ainda que vários profissionais precisem subir nele para executar trabalhos de assentamento de revestimento, hidráulica, elétrica, gesso, por exemplo.
Ainda sobre o assunto piso box, você pode conferir mais informações sobre a solução no Blog Astra. Saiba todos os detalhes sobre o que é um piso box e quais os principais motivos para utilizá-lo em seu banheiro.