Com algumas técnicas e dicas caseiras é possível evitar e, em muitos casos, eliminar a presença da oxidação
Para fazer pequenos consertos, é sempre bom ter ferramentas à disposição em casa, não é mesmo?! Entretanto, essas peças costumam ser usadas poucas vezes, para fazer reparos esporádicos e situacionais.
Esse tempo sem uso faz com que as peças fiquem mais tempo paradas na caixa de ferramentas e consequentemente, enferrujem.
Para evitar que esse tipo de situação ocorra, existem muitas técnicas que ajudam a retirar a ferrugem e não exigem muito esforço.
Pensando nisso, o Blog Astra traz hoje dicas e truques para você conseguir remover a ferrugem de ferramentas usando ingredientes e componentes que muitas vezes possuímos em nossas casas.
Além disso, você também irá conhecer os principais fatores que acarretam no desenvolvimento de ferrugem em metais e como é possível evitar essa condição. Confira a seguir!
Mas porque os metais enferrujam?
Os metais costumam sofrer com o surgimento de ferrugem por conta do processo de oxidação, uma transformação química comum que ocorre caso o mesmo não possua características anti-corrosão ou não receba tratamento para evitar o problema.
De modo geral, a ferrugem é o resultado da oxidação causada pelo contato do ar e da água com a superfície dos materiais metálicos. A reação química deteriora materiais com o tempo, diminuindo a qualidade e resistência dos metais.
Dicas de como evitar e remover ferrugem
Assim como qualquer bem, alguns cuidados são necessários ao longo do tempo para manter e prolongar a vida útil de cada peça. E com ferramentas não é diferente!
Abaixo, separamos três dicas sobre como tirar ferrugem de ferramentas utilizadas na manutenção da sua casa:
1ª DICA:
Deixe as ferramentas sempre secas, arejadas e longe da umidade. Seguindo essa combinação, você garantirá peças sempre limpas, resistentes e prontas para o uso , caso surja qualquer problema.
2ª DICA
Outra dica que pode ajudar a evitar ferramentas enferrujadas é a aplicação de uma base e/ou tinta de cobertura. Essa camada irá criar uma proteção externa contra o processo de oxidação.
Muitas ferramentas atuais já são fabricadas em materiais que não enferrujam, mas essa é uma ótima alternativa para manter a vida útil daquela peça que tem sido a solução para diversos problemas do lar.
3ª DICA
Caso a peça já tenha começado a oxidar e, consequentemente, enferrujar, é preciso utilizar algum produto específico para tirar ferrugem de ferramentas. Nesses casos, opte por soluções, como:
- Removedor químico
- Convertedor de ferrugem
- Ferramentas abrasivas para raspagem
Esses itens, embora “agressivos”, irão remover ferrugem de ferramentas e garantir que elas voltem ao estado usual da peça. Isso garantirá que as mesmas possam ser usadas por mais algum período.
Você pode encontrar esses itens em lojas de materiais de construção, home centers ou até mesmo pela internet, a preços mais acessíveis.
Produtos caseiros que retiram a ferrugem
Para quem deseja botar a mão na massa e quer, primeiramente, testar técnicas caseiras que também podem ajudar a tirar ferrugem de ferramentas, separamos algumas combinações:
- Vinagre branco
- Bicarbonato de sódio
Em ambos os casos, aplique a combinação e deixe agir por alguns minutos. Após o período, limpe a peça e veja se a ferrugem começou a sair. Se necessário, repita o processo e siga para a limpeza mais pesada da peça com a seguinte combinação:
- Sal e limão
Lembrando que essas são técnicas caseiras que podem não trazer um efeito tão esperado quanto de produtos específicos para remoção de ferrugem. Mas são alternativas para remover os problemas no estágio inicial da oxidação.
Como escolher a melhor ferramenta?
Para evitar qualquer dor de cabeça e gasto de tempo tendo que limpar ferramentas enferrujadas, prefira ferramentas e kits fabricados em materiais que são resistentes à corrosão.
A Japi, marca parceira da Astra, possui uma linha completa de ferramentas e acessórios para manutenção, reforma ou construção. Clique aqui e confira o catálogo da marca!
Ainda sobre ferramentas, aproveite para conferir mais dicas relacionadas no Blog Astra: conheça as ferramentas necessárias para pequenos reparos e quais são as mais indicadas durante uma construção.