Para escolher as composições de maneira efetiva, é necessário definir algumas características previamente
O estilo de um ambiente diz muito sobre as pessoas que o utilizam, não é mesmo?! Por isso, na hora de pensar no projeto de decoração é importante se atentar aos detalhes. Cada peça, móvel ou cor adicionada refletirá a personalidade e o estilo pessoal dos residentes.
Quando o assunto é decoração existem vários estilos , que podem agradar até os mais exigentes. As opções contemplam desde ambientes completos até pequenos itens para composição do local.
Ah, e vale lembrar! Você não deve se prender a regras ou a um padrão específico, porém é importante conhecê-los para não acabar caindo na mesmice, ou numa mistura deselegante.
Definindo qual é o seu estilo
Quem não tem várias pastas separadas no Pinterest com diversas inspirações de cômodos decorados?!
Além da aparência, é bom lembrar que nosso lar é o local onde descansamos, por isso ele também deve oferecer conforto, paz e tranquilidade. Fique atento, pois a disposição do ambiente influencia essas sensações.
Outro ponto importante, não adianta nada achar um estilo bonito se no seu dia a dia ele não for funcional! É importante determinar bem suas escolhas, para não adquirir itens que não trarão praticidade junto ao restante do ambiente.
Tenha em mente qual estilo você quer que predomine no respectivo cômodo, para acertar na composição, e também saber como inovar (e quebrar o padrão) de maneira elegante.
Então, na hora de decorar , junte muitas referências e tente adaptá-las ao seu gosto pessoal e necessidades. A seguir você vai conferir um artigo com alguns estilos de decoração de interiores em destaque para se inspirar, e algumas dicas de como incorporá-los no seu lar.
1 – Estilo Industrial
Criado no século XX, em Nova York (EUA), a partir de espaços industriais que foram abandonados entre as décadas de 1950 e 1970, esses ambientes foram incorporados como moradias, sendo conhecidos hoje como lofts.
Esse estilo se baseia em uma aparência inacabada, com instalações elétricas e hidráulicas aparentes, chão com acabamento de concreto ou madeira, e sem muitas paredes, evitando cômodos isolados e agregando ao conceito aberto.
Esse estilo é composto por cores sóbrias e neutras, como preto, branco e cinza, com sutis toques vibrantes para dar destaque. Marcado também por objetos de aparência rústica feitos de ferro, madeira, metal oxidado, cimento e tijolos. Tudo para remeter à aparência inacabada de fábricas antigas.
Como aplicar este estilo?
Para começar, uma característica muito forte desse estilo são as paredes de tijolos, e isso é muito fácil de adaptar: para remeter aos tijolos, use revestimentos, sejam eles 3D ou em lâminas, que imitam o acabamento. Basta escolher o modelo e, caso queira, colorir com a cor característica dos tijolos.
Outra característica é o acabamento em cimento queimado, presente no chão ou em paredes: este pode ser replicado aplicando uma argamassa específica que proporcionará o incrível acabamento. Você encontra o material já pronto em lojas de materiais de construção ou na internet, sendo de fácil aplicação também.
Acessórios na cor concreto também ajudam a passar uma sensação mais industrial. Eles podem ser de bancada ou de fixação, com um acabamento diferenciado que remeta às cores do estilo industrial.
Na linha Astra Conceito você encontra opções feitas do próprio material, o concreto ou feitas em alumínio anodizado, disponíveis nas cores preto e prata fosco. Peças neste estilo trazem leveza, elegância e sofisticação ao banheiro, além de serem resistentes.
2 – Estilo Escandinavo
Inspirado nos países nórdicos, a cor predominante nesse estilo é o branco. Agradável e aconchegante, ele carrega junto um conceito mais minimalista. O ambiente é composto por elementos clássicos de madeira crua, que podem ser incorporados em diversos móveis.
Linhas retas, paredes e objetos em cores brancas ou neutras, cercados por luz natural, são as características mais fortes desse estilo.
Como aplicar este estilo?
Aposte nas cores claras, cercadas por móveis nesses tons e objetos de madeira em sua cor natural. É nesse último ponto que você pode inovar e acrescentar um pouco de cor sem perder a essência escandinava.
Um ótimo exemplo é utilizar acessórios em cores neutras, porém com detalhes em madeira, que dão um charme na decoração até nos mínimos detalhes. Ah, e se preferir, componha o ambiente com vasos e plantas como pontos de destaque.
3 – Estilo rústico colonial
Esse estilo remete ao ambiente rural, junto à calmaria do campo e da natureza. Baseia-se nas antigas colônias dos países europeus, que iniciou-se quando os habitantes do interior decidiram levar um pouco mais de sofisticação aos seus lares.
Por trazer um ar mais rústico, as cores centrais desse estilo são os tons terrosos, marrons e avermelhados, combinados também com cores neutras como o branco, cinza e bege. A madeira também é uma grande aliada para quem opta pelo estilo rústico colonial.
Como aplicar este estilo?
Simples, porém muito sofisticado, esse estilo trabalha muito o conforto dos tons naturais e a presença da madeira, mas sem comprometer com a iluminação. Entretanto, não é necessário usar especificamente esse material, é possível simular os tons, com papel de parede que replique as cores e suas texturas, por exemplo.
Você pode trabalhar essas tonalidades em diversos aspectos do ambiente. Como exemplo, há a opção de usar cubas fabricadas em bambu, como as da Astra conceito, que tem design sofisticado e são confeccionadas através de processos artesanais.
4 – Estilo minimalista
Centralizado na cultura do “menos é mais”, esse estilo trabalha com linhas finas e formas simples. Muito refinado, cada peça que segue esse estilo de decoração é pensada para cumprir um propósito específico, evitando excessos e a poluição visual.
Mais do que apenas reduzir o excesso de objetos, esse estilo também trabalha a filosofia de usar da melhor forma tudo o que se tem disponível. Nem por isso deve-se abrir mão de objetos que dão um charme a mais, o importante é escolher tudo de maneira consciente e harmoniosa.
Como aplicar este estilo?
A luz natural é muito trabalhada nesse estilo, além da cor branca e detalhes em cores sóbrias, como preto e tons amadeirados. Objetos simples e decorativos não são dispensados pela filosofia minimalista, mas devem ser usados com parcimônia.
A dica aqui é o uso de espelhos, pois além de funcionais, eles ajudam na iluminação e colaboram com a sensação de um ambiente amplo e clean.
Aposte também em móveis e objetos decorativos com design moderno. Linhas retas e formatos geométricos, sem exagero, são ótimas opções.
Pode parecer desnecessário, mas muita gente inicia a decoração sem um estilo em mente. Essa definição é primordial, e pode ser fundamental para que você faça suas escolhas de maneira mais assertiva e prática.
Acompanhe o Blog Astra para mais dicas e conteúdos inspiracionais como esse! Aproveite também para conferir dicas sobre como decorar sua casa ou apartamento com plantas pendentes. E se está em busca de dicas para decorar com espelhos, clique aqui e confira um artigo especial sobre o assunto.