O aparelho garante mais segurança na rede elétrica, evitando acidentes
Problemas na rede elétrica são silenciosos. Seja em casa ou no trabalho, todos estamos suscetíveis a curtos-circuitos ou pequenas fugas de energia que, infelizmente, podem causar acidentes como choques elétricos.
Já que alguns contratempos são externos, ou seja, inevitáveis, é preciso se prevenir contra eles. Por isso, é extremamente importante investir na qualidade e na segurança de sua rede elétrica.
Com os equipamentos certos, é possível se precaver contra eventuais problemas elétricos. Assim, você pode ficar mais tranquilo, sabendo que está protegido contra acidentes envolvendo eletricidade.
Para te ajudar, preparamos esse artigo que explica, em detalhes, o que é o dispositivo DR e como ele pode salvar vidas. Confira a seguir!
O que é um dispositivo DR?
O dispositivo DR, ou Dispositivo Diferencial Residual, é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto. Sua principal função é proteger as pessoas de choques elétricos que podem ser causados por equipamentos conectados à rede elétrica.
Além disso, ele também identifica fugas de energia, ocasionadas por fios desencapados, má instalação de equipamentos ou até mesmo choques elétricos. Dessa forma, você, sua família e todos ao seu redor podem se sentir mais seguros.
Desde 1997, o dispositivo é obrigatório em certos casos, conforme a norma da ABNT NBR 5410. São eles:
- circuitos que alimentam tomadas que estão em áreas externas a uma edificação;
- circuitos de tomadas de corrente situados em áreas internas que possam alimentar equipamentos no exterior;
- circuitos que, em locais de habitação ou edificações não residenciais, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas, em uso normal ou sujeitas a lavagens.
Características de um dispositivo DR
Os DRs são classificados segundo sua corrente, definida pela quantidade de amperes. Dessa forma, você consegue escolher o mais adequado à sua necessidade. Aqui na Astra, você encontra dispositivos DR bipolar e tetrapolar, com correntes que vão de 25A até 100A.
Os dispositivos com sensibilidade de fuga de 30mA são indicados para proteção contra contato direto. Isso ocorre quando uma pessoa toca em partes energizadas de uma instalação elétrica. Por essa razão, são comumente utilizados em instalações residenciais.
Já aqueles entre 100mA e 300mA servem para proteger contra contatos indiretos. Estes ocorrem quando um indivíduo entra em contato com partes metálicas de equipamentos ou elementos condutores que, por falha de isolação, ficaram acidentalmente energizados.
Esse tipo de DR também é indicado para residências e pequenos comércios. Ele oferece uma maior proteção, porém, é mais caro.
Por fim, os dispositivos de 500mA ou superiores são recomendados para proteção patrimonial, já que oferecem proteção suplementar contra incêndios.
Com isso, você tem um sistema de segurança dupla. Além de protegê-lo de choques elétricos, ele também evita incêndios que possam ser causados por falhas na rede elétrica.
Como funciona um dispositivo DR?
Conforme mencionado, o DR é um dispositivo de proteção, utilizado como um interruptor automático em instalações elétricas. Sua função é desenergizar o circuito sempre que houver uma fuga de corrente superior à que o dispositivo consegue detectar.
Por exemplo, um DR com corrente de 30mA vai desarmar quando a diferença entre a corrente nos terminais for igual ou maior que estes 30mA.
Qualquer contato direto acidental de uma pessoa com um circuito protegido pelo dispositivo DR será rapidamente identificado. Em seguida, o fluxo de energia será interrompido, protegendo a vida dos usuários.
Quais são as diferenças entre dispositivos DR e disjuntores comuns?
O dispositivo DR serve para identificar pequenas diferenças de corrente entre uma fase e um neutro, ou duas fases de uma instalação. Com isso, ele é capaz de interromper rapidamente o circuito após pequenas fugas de energia.
Já os disjuntores comuns têm como foco a proteção das instalações elétricas contra curtos-circuitos e sobrecargas.
Como instalar um dispositivo DR
O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito.
O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR. Dessa forma, tanto você, quanto seus familiares, estarão protegidos em qualquer cômodo da casa.
O dispositivo pode ser utilizado por ponto, por circuito ou por grupo de circuitos. “Por ponto” significa que ele pode ser instalado para proteção contra um único equipamento.
“Por circuito” é quando o dispositivo protege contra um conjunto de equipamentos ou um ambiente, como um cômodo específico. Já “por grupo de circuitos” se refere à proteção para mais de um ambiente ou conjunto de equipamentos.
Essa forma de utilização é definida no momento da instalação do DR. Desse modo, qualquer fuga de corrente desligará os equipamentos conectados a essa rede.
Para garantir que a rede elétrica da sua casa vai ficar segura, o ideal é que um eletricista faça a instalação do dispositivo DR. Assim, você evita problemas e garante que o aparelho vai cumprir sua função! Então, se você não possui conhecimentos sobre elétrica, é melhor contratar alguém, combinado?
Gostou do conteúdo e deseja se proteger de choques elétricos? Acesse nossa loja e escolha a melhor opção de dispositivo DR para a sua rede elétrica!