Vazamento de água é um problema comum que gera prejuízos e pode impactar o meio ambiente. Confira dicas de como descobrir um vazamento na sua casa.

Ter um vazamento de água em casa é um daqueles problemas que ninguém deseja, mas que é muito comum de acontecer.
O aumento do valor da conta de água é o primeiro sinal de que há algum vazamento e, além de afetar o seu bolso, o vazamento pode causar problemas estruturais na residência e até mesmo impactar o meio ambiente.
De acordo com a Sabesp, um pequeno furo de 2 mm pode desperdiçar cerca de 3,2 mil litros de água em apenas um dia, equivalente a . Portanto, é fundamental identificar os vazamentos o mais rápido possível.
Alguns vazamentos são menos visíveis e é possível encontrá-los em canos, reservatórios, vasos sanitários, chuveiros e em torneiras.
Para te ajudar a encontrar o problema e solucioná-lo, separamos algumas dicas. Acompanhe a seguir!
1. Identificar um vazamento de água pelo hidrômetro
Além da conta de água mais cara, é possível identificar se há algum vazamento de água observando o hidrômetro.
Feche todas as torneiras, chuveiros e desligue os aparelhos que utilizam água, se certificando de que não haja consumo.
Com isso feito, vá até o seu hidrômetro e anote o número exibido e a posição do ponteiro. Para realizar o teste, mantenha o registro do cavalete aberto.
Após uma hora, verifique se o número e o ponteiro do hidrômetro mudaram. Se houver alguma alteração no hidrômetro, há algum vazamento de água na casa e será necessário investigar onde está o problema.

(Imagem: Reprodução/aguasdeholambra.com.br)
2. Observe a tubulação abastecida pela distribuidora de água
Pode ser que o vazamento de água esteja na tubulação abastecida pela rede de distribuição pública.
Para identificar se esse é o caso, feche o registro do cavalete e abra uma torneira alimentada pela distribuidora.
Espere até a água parar de sair e, em seguida, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se a água do copo for sugada, há vazamento no cano alimentado pela rede de água.
3. Verifique se caixa d’água está com vazamento
É possível que o problema esteja na caixa d’água da sua casa. Isso acontece devido a defeitos na estrutura ou na torneira de boia.
Além disso, os canos abastecidos pelo reservatório podem apresentar defeitos. Para identificar exatamente o que está ocasionando o vazamento, é fundamental realizar alguns testes.
Falha na torneira de boia
Em um dia de sol, observe se o telhado da sua casa apresenta partes molhadas. Esse é um sinal de que a torneira de boia pode estar com defeito, pois o seu mau funcionamento faz a água vazar pelo extravasor da caixa (ladrão).
Nesse caso, a solução é bem simples, basta substituir a torneira de boia por uma nova.
No momento da compra, considere características como pressão e tamanho do seu reservatório.
Alguns modelos são recomendados para pressões de trabalho entre 2 e 100 m.c.a, por exemplo.
Também existem torneiras de boia de alta vazão, que permitem o enchimento mais rápido e são recomendadas para reservatórios maiores ou para regiões que apresentam inconstâncias no abastecimento de água.
Além disso, existem torneiras que possuem regulagem de nível, haste fabricada em aço inox e diferentes tamanhos para o encaixe ideal na flange da caixa d’água, ¾, ½ ou 1”.
A instalação da nova torneira de boia é bem simples. Feche o registro da caixa d’água e remova a torneira antiga. Em seguida, passe a fita veda rosca no encaixe da torneira nova e rosqueie na flange da caixa.
Depois disso, ligue o registro da caixa e verifique se o produto está funcionando. Se for possível, regule o nível da água na boia para evitar vazamentos.

Rachaduras na caixa
Rachaduras e furos no material da caixa, mesmo que pequenos, ocasionam o desperdício de água.
Para descobrir se esse é o problema, observe a área perto do reservatório e veja se há um pouco de água perto dela. Nesse caso, será necessário fazer o reparo ou substituir o reservatório, dependendo do grau de danificação.
Vazamentos na tubulação alimentada pela caixa d’água
O vazamento de água também pode estar em alguma tubulação alimentada pela caixa d’água.
Para verificar se isso está acontecendo, certifique-se de que não está entrando água da caixa d’água. Deixe o registro do hidrômetro aberto, mas feche os registros do reservatório e da torneira de boia.
Marque o nível de água no reservatório com um giz ou um lápis. Mantenha o registro fechado por duas horas. Volte a observar e cheque se o nível de água baixou.
Caso isso ocorra, é sinal de que existem vazamentos nos canos alimentados pela caixa d’água, como o do vaso sanitário, chuveiros ou torneiras. Assim, é importante procurar onde está o problema para realizar o conserto.
E para evitar que impurezas danifiquem a tubulação futuramente, vale instalar um filtro no cavalete ou na torneira de boia. O produto também ajuda a manter a limpeza da caixa d’água.

4. Cheque as torneiras e chuveiros
É possível que o vazamento esteja em torneiras e chuveiros pingando.
Uma torneira gotejando constantemente pode gastar 46 litros de água em um dia. Por isso, é importante arrumá-la rapidamente.
Verifique se todos os chuveiros e torneiras estão fechados corretamente. Se mesmo assim a água estiver gotejando, o problema pode estar na própria peça.
Dependendo do problema, a solução pode ser trocar os componentes da torneira ou do registro. Mas em alguns casos, é necessário comprar torneiras e registros novos.
5. Veja se o vazamento não está no vaso sanitário
A válvula de parede ou a caixa de descarga também podem apresentar defeitos e ocasionar o desperdício de água.
Se você desconfia que esse é o problema da sua casa, uma boa dica para verificar é jogar um pouco de pó de café no fundo do vaso sanitário e nas bordas e aguardar dez minutos.
Se o pó continuar no fundo da louça e nas bordas, está tudo certo. Porém, se o café espalhar e boiar, há vazamento. Para consertá-lo é importante fazer a manutenção da válvula na parede ou na caixa acoplada.
Em ambos os casos, a solução é fácil: basta trocar o cartucho da válvula ou as peças da caixa acoplada.

6. Procure paredes com manchas ou mofo
Identificar vazamentos na tubulação embutida na parede é um pouco mais complicado. Porém, manchas ou mofo na residência ajudam a encontrá-los.
Se você observar isso em casa e quiser confirmar que o problema está ali, pode bater nas paredes para notar se o som de alguma parte está diferente, o que é um sinal de vazamento.
Nesses casos, será necessário fazer uma reforma no banheiro, cozinha ou em outros ambientes onde você identificou o problema.
Não deixe de conferir: saiba como escolher seu sistema de descarga