Depois de um longo período sem apresentações presenciais, o público poderá acompanhar de perto novamente, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, as atrações dos Concertos Astra-Finamax. A notícia foi anunciada durante o evento de lançamento da temporada 2022, transmitido ao vivo pelo canal do projeto no YouTube.
“Estamos muito felizes em voltar para o teatro com a presença do público, que sempre prestigiou os Concertos Astra- Finamax em todos estes anos de existência. A experiência musical, a troca de energia que acontece entre o artista e o público é mágica! ”, comemora Vastí Atique, regente e produtora cultural responsável pelo projeto.
No evento de lançamento realizado no dia três de Março e transmitido pelo YouTube a presidente do conselho da Astra, Ana Oliva, ressaltou a importância que os concertos têm para a empresa. “A Astra realiza as apresentações musicais eruditas há 24 anos, ininterruptamente, sendo uma das primeiras empresas a aportar recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É a democratização da música e da cultura, o aproveitamento das Leis de Incentivo para promover a transformação da nossa sociedade e a consciência do papel social da iniciativa privada”, pontuou.
Até o momento, sete atrações estão confirmadas para a nova temporada. A estreia, marcada para o dia 12 de março, fica à cargo da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, que apresentará clássicos da música clássica e da ópera em um concerto com a participação da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e convidados especiais.
Para os amantes de concertos de cordas, em abril (30/04) o projeto apresenta o Quarteto Carlos Gomes. Em abril (28/05), a Sinfônica de Mogi das Cruzes sobe ao palco do Poly acompanhada do violonista Fábio Zanon. No mês de julho (02/07), a Orquestra Sinfônica de Santo André interpretará “I Pagliacci”, uma ópera que conta a história de uma trupe de palhaços envolta em amor, ódio e traição. O duo Gabriela Pace & Ricardo Ballestero se une para um concerto de canto e piano, em agosto (27/08); Trio Arqué mostra a harmonia entre violino, violoncelo e piano no mês de setembro (24/09), o grupo Quinta Essentia se apresenta flautas com um concerto para flautas (22/10) enquanto o encerramento fica por conta da Orquestra Jovem de Guarulhos (26/11). Todas as apresentações acontecerão no Teatro Polythema, sempre às 20h, com ingressos no valor de R$10,00.
Para saber as informações em primeira mão, acompanhe o site www.concertosastra-finamax.com.br e as redes sociais do projeto (Instagram – @concertosastrafinamax / Facebook – concertos astra finamax).
Palestra educativa
A partir de abril, o público poderá participar de palestras educativas pré-concerto no Teatro Polytheama, com entrada gratuita. Os horários dos encontros serão divulgados nas redes sociais dos Concertos Astra-Finamax. O objetivo é difundir a cultura da música e torná-la democrática e acessível.
Doações
Os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP).
Sobre os Concertos Astra-Finamax
Criado em 1998, o projeto musical tem como objetivo democratizar o acesso à cultura através de apresentações de orquestras, grupos e músicos de renome nacional e internacional. Até 2019, os espetáculos presenciais eram tradicionalmente realizados em Jundiaí, Sorocaba e Itatiba. Já nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19, as apresentações migraram para um palco digital e as transmissões passaram a ser feitas via Facebook e YouTube. Ao longo de suas temporadas, os Concertos Astra-Finamax já somam 176 apresentações para um público de mais de 100 mil pessoas, com cerca de R$9,6 milhões investidos.